PARTE 3: ANÁLISE DA PROPAGANDA DA CERVEJA SKOL - UM TEXTO MULTIMODAL
Caros leitores!
A nossa terceira postagem é uma continuação da abordagem
sistêmico funcional de Lim-Fei e Tan (2017), onde postulam que os textos
multimodais são analisados sob três perspectivas: forma, envolvimento e
mensagem. Analisaremos a FORMA.
Tan
& O´Halloran (2012), adaptando-se dos sistemas sob a metafunção textual,
apresentam que os alunos primeiro
aprendem as partes de um texto visual e relacionam as partes do texto às
funções típicas às quais servem.
As
informações apresentadas aos visualizadores geralmente são mostradas como
formas típicas de um texto de anúncio, relacionando a linguagem verbal e não
verbal e devem ser de fácil compreensão para atingirem a um grande número de
interlocutores.
A
criatividade é outro ponto relevante e tem como objetivo seduzir e chamar a
atenção das pessoas.





Tan & O´Halloran (2012), afirmam que após a examinação dos
elementos linguísticos de um texto visual, os alunos examinarão as ilustrações.
Após esse procedimento realizado pelos alunos, verifica-se que as informações
são processadas com mais rapidez em relação às palavras e frases equivalentes.
No entanto, verificamos que
a
propaganda muitas vezes tem a influência no processo de decisão de compra e seu
objetivo principal é chamar a atenção para o produto, fazendo com que as
pessoas se identifiquem naquela determinada marca. Assim, as interações sociais
criam uma identidade, expressando a sua autoimagem no produto. E nessa
propaganda da Skol a empresa utilizou dos recursos visuais dando uma maior
visibilidade para convencer o consumidor.
Referências
Bibliográficas
Lim, F.V., & Tan, K.Y.S. (2017). Multimodal Translational Research: Teaching Visual Texts. IN Seizov, O. & Wildfeuer, J. (EDS.),New Studies in Multimodality: Conceptual and Methodological Elaborations(PP.175-200). London/New York: Bloomsbury.
Tan, S.,M.K.L. E and K.L. O´Halloran (2012). Multimodal Analysis Image ( Teacher edition and student edition), Singapore: Multimodal Analysis Company.
Youtube: Propaganda Cerveja
SKOL – EU QUERO MAIS [Brasil: s.n], 2011. 1 vídeo (ca. 1:00min) Publicado pelo
canal Blog da Propaganda. Disponível https://www.youtube.com/watch?v=Kfkl1LrsGGc. Acesso em: 03 de jul.
2021.
Comentários
Postar um comentário