PARTE 3: ANÁLISE DA PROPAGANDA DA CERVEJA SKOL - UM TEXTO MULTIMODAL


 

Caros leitores! 

            A nossa terceira postagem é uma continuação da abordagem sistêmico funcional de Lim-Fei e Tan (2017), onde postulam que os textos multimodais são analisados sob três perspectivas: forma, envolvimento e mensagem. Analisaremos  a FORMA.




Tan & O´Halloran (2012), adaptando-se dos sistemas sob a metafunção textual, apresentam que  os alunos primeiro aprendem as partes de um texto visual e relacionam as partes do texto às funções típicas às quais servem.

As informações apresentadas aos visualizadores geralmente são mostradas como formas típicas de um texto de anúncio, relacionando a linguagem verbal e não verbal e devem ser de fácil compreensão para atingirem a um grande número de interlocutores.

A criatividade é outro ponto relevante e tem como objetivo seduzir e chamar a atenção das pessoas.

Função:  atrair a atenção do espectador, despertando interesse.




 Função: chamar a atenção do espectador para a importância do produto naquele contexto.




 Função: organizar a apresentação do produto para o telespectador.




Foco: identificação e conscientização do produto.

 Foco: atrair a atenção do espectador e despertar interesse no produto e transmitir as principais vendas da marca.

            Tan & O´Halloran (2012), afirmam que após a examinação dos elementos linguísticos de um texto visual, os alunos examinarão as ilustrações. Após esse procedimento realizado pelos alunos, verifica-se que as informações são processadas com mais rapidez em relação às palavras e frases equivalentes.

 No entanto, verificamos que a propaganda muitas vezes tem a influência no processo de decisão de compra e seu objetivo principal é chamar a atenção para o produto, fazendo com que as pessoas se identifiquem naquela determinada marca. Assim, as interações sociais criam uma identidade, expressando a sua autoimagem no produto. E nessa propaganda da Skol a empresa utilizou dos recursos visuais dando uma maior visibilidade para convencer o consumidor.



Referências Bibliográficas

Lim, F.V., & Tan, K.Y.S. (2017). Multimodal Translational Research: Teaching Visual Texts. IN Seizov, O. & Wildfeuer, J. (EDS.),New Studies in Multimodality: Conceptual and Methodological Elaborations(PP.175-200). London/New York: Bloomsbury.

Tan, S.,M.K.L. E and K.L. O´Halloran (2012). Multimodal Analysis Image ( Teacher edition and student edition), Singapore: Multimodal Analysis Company.

Youtube: Propaganda Cerveja SKOL – EU QUERO MAIS [Brasil: s.n], 2011. 1 vídeo (ca. 1:00min) Publicado pelo canal Blog da Propaganda. Disponível https://www.youtube.com/watch?v=Kfkl1LrsGGc. Acesso em: 03 de jul. 2021.



























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Análise de propaganda à luz da perspectiva da Gramática do Design Visual - GDV

Gramática de Design Visual - Kress van Leeuwen (1996) - Metafunção Composicional.

Análise de imagens segundo a Gramática de Design Visual de Kress e van Leeuwen (1996).