Análise de imagens segundo a Gramática de Design Visual de Kress e van Leeuwen (1996).
Caros
leitores!
Na Gramática do Design Visual - GDV, Kress e van Leeuwen (1996) tratam da análise de textos multimodais, ou seja, aqueles que abrangem diversas semioses. A linguagem verbal, a linguagem visual, o sonoro etc., integram-se construindo o sentido. Nessa perspectiva, na GDV os autores propõem três metafunções para análise desses textos, a saber: a representacional, a interativa e a composicional.
Apresentaremos,
nesta postagem, a metafunção interativa.
Fonte: Kress; van Leeuwen (1996).
E para que esse processo aconteça de fato, são utilizados quatro recursos, a saber:
- Contato, Distância ou Afinidade Social, Perspectiva e Modalidade.
No aspecto contato, os
participantes representados laçam um olhar diretamente para o leitor,
estabelecendo, assim, um contato de demanda, quando é exigido uma atitude do
leitor, assim as expressões faciais e os gestos estabelecem essa relação.
Quando o olhar não é diretamente direcionado para o leitor temos o contato de
oferta.
A distância ou afinidade
é a relação entre participante representado e leitor, promovendo uma maior ou
menor intimidade entre eles. É dividida em: plano fechado (close-up),
plano médio ou plano aberto.
A perspectiva é a
relação entre a produção e recepção da imagem. No ângulo frontal os
participantes fazem parte do mesmo mundo. No ângulo oblíquo, mostra-se como os
participantes representados e interativos não pertencentes ao mesmo mundo. No
eixo vertical são representadas as relações de poder. Logo, será alto quando o
observador possui poder sobre os participantes, em contrapartida a relação
oposta é definida pelo ângulo baixo.
No entanto, o nível de realidade da imagem é visualizado no aspecto modalidade, em que saturação, iluminação, brilho e contextualização conferem graus de detalhes na imagem que oferece um valor de mais proximidade com a realidade.
Vejamos a exemplificação abaixo:
CONTATO: OLHAR DO OBSERVADO
Demanda: olhar direto para o leitor
Oferta: não olhar para o leitor
DISTÂNCIA OU AFINIDADE SOCIAL – DISTÂNCIA DE CÂMERA
Plano fechado (close-up) em que a cabeça e os ombros do participante são representados
• Plano
médio (medium shot) em que o participante fica exposto até a cintura ou joelho
• Plano aberto (long shot) em que todo o corpo do participante fica a mostra
PERSPECTIVA
– ÂNGULO CÂMERA
• Frontal – participante faz parte do mundo do leitor (igualitário).
• Oblíquo – menos participação do leitor (distanciamento)
PERSPECTIVA – ÂNGULO CÂMERA
• Vertical – relações de poder.
• Alto - poder sobre o leitor.
• Nível do olhar – igualdade entre participante e leitor.
• Baixo – poder no participante.
MODALIDADE – NÍVEL DE REALIDADE DA IMAGEM
• Saturação de cores – cores -> P&B
• Contextualização – Da ausência ao detalhamento de plano de fundo.

• Iluminação – varia de acordo com o que se quer mostrar (luz x sombra)
• Brilho – alto ou baixo
KRESS, Gunther; VAN LEEUWEN, Theo. Reading images: the grammar of visual design. 2. ed. London: Routledge, 2006.
NOVELLINO, Marcia Olivé. Fotografias
em livro didático de inglês como língua estrangeira: análise de suas
funções e significados. 2007. Dissertação (Mestrado em Letras) – Pontífice
Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007. Disponível
em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/10597/10597_5.PDF. Acesso em: 23
jul. 2021
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