Análise de imagens segundo a Gramática de Design Visual de Kress e van Leeuwen (1996).



Caros leitores!

            Na Gramática do Design Visual - GDV, Kress e van Leeuwen (1996) tratam da análise de textos multimodais, ou seja, aqueles que abrangem diversas semioses. A linguagem verbal, a linguagem visual, o sonoro etc., integram-se construindo o sentido. Nessa perspectiva, na GDV os autores propõem três metafunções para análise desses textos, a saber: a representacional, a interativa e a composicional.

Apresentaremos, nesta postagem, a metafunção interativa. 



Fonte:  Kress; van Leeuwen (1996).


E para que esse processo aconteça de fato, são utilizados quatro recursos, a saber:

  •   Contato, Distância ou Afinidade Social, Perspectiva e Modalidade.

   No aspecto contato, os participantes representados laçam um olhar diretamente para o leitor, estabelecendo, assim, um contato de demanda, quando é exigido uma atitude do leitor, assim as expressões faciais e os gestos estabelecem essa relação. Quando o olhar não é diretamente direcionado para o leitor temos o contato de oferta.

A distância ou afinidade é a relação entre participante representado e leitor, promovendo uma maior ou menor intimidade entre eles. É dividida em: plano fechado (close-up), plano médio ou plano aberto. 

A perspectiva é a relação entre a produção e recepção da imagem. No ângulo frontal os participantes fazem parte do mesmo mundo. No ângulo oblíquo, mostra-se como os participantes representados e interativos não pertencentes ao mesmo mundo. No eixo vertical são representadas as relações de poder. Logo, será alto quando o observador possui poder sobre os participantes, em contrapartida a relação oposta é definida pelo ângulo baixo. 

No entanto, o nível de realidade da imagem é visualizado no aspecto modalidade, em que saturação, iluminação, brilho e contextualização conferem graus de detalhes na imagem que oferece um valor de mais proximidade com a realidade.

Vejamos a exemplificação abaixo: 



CONTATO: OLHAR DO OBSERVADO

Demanda: olhar direto para o leitor

      

Oferta: não olhar para o leitor

       

DISTÂNCIA OU AFINIDADE SOCIAL – DISTÂNCIA DE CÂMERA

 Plano fechado (close-up) em que a cabeça e os ombros do participante são representados


      Plano médio (medium shot) em que o participante fica exposto até a cintura ou joelho

     

      Plano aberto (long shot) em que todo o corpo do participante fica a mostra



    

PERSPECTIVA – ÂNGULO CÂMERA

      Frontal – participante faz parte do mundo do leitor (igualitário).

      Oblíquo – menos participação do leitor (distanciamento)


   

PERSPECTIVA – ÂNGULO CÂMERA

      Vertical – relações de poder.

      Alto -  poder sobre o leitor.

 

      Nível do olhar –  igualdade entre participante e leitor.



      Baixo – poder no participante.


MODALIDADE – NÍVEL DE REALIDADE DA IMAGEM

      Saturação de cores – cores -> P&B

      Contextualização – Da ausência ao detalhamento de plano de fundo.




      Contextualização – Da ausência ao detalhamento de plano de fundo.



      Iluminação – varia de acordo com o que se quer mostrar (luz x sombra)



      Brilho – alto ou baixo


   

 

Referências: 

KRESS, Gunther; VAN LEEUWEN, Theo. Reading images: the grammar of visual design. 2. ed. London: Routledge, 2006. 

NOVELLINO, Marcia Olivé. Fotografias em livro didático de inglês como língua estrangeira: análise de suas funções e significados. 2007. Dissertação (Mestrado em Letras) – Pontífice Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/10597/10597_5.PDF. Acesso em: 23 jul. 2021


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