Análise de propaganda à luz da perspectiva da Gramática do Design Visual - GDV

 

Trabalho realizado por:

Edilanny Lima, Genilda Rodrigues, Paula Fabiana e Wellington Leão.

 

Os trabalhos baseados na leitura de imagens propostos por Kress e van Leeuwen (2006) na sua Gramática do Design Visual – GDV mantêm uma lógica sistêmico-funcional de investigação hallidiana (HALLIDAY, 1994), os quais podem ser classificados de forma a ultrapassar os valores normativos de correção de uma gramatica, fazendo com que o leitor arquitete interpretações mentais capazes de associar aquilo idealizado à representação da realidade aparente, conforme suas experiências de mundo.   

Assim, baseando-se na perspectiva de análise crítica do texto multimodal elencada, esta observação em grupo exibirá, dentro da metafunção representacional, os processos representacionais das narrativas de ação (ator, vetor e meta) e suas respectivas integrações modais. Para isso, será apresentado um recorte que faz parte de uma propaganda divulgada em suportes impressos dos programas de incentivo à educação no Brasil promovidos pela Fundação Itaú Social, cujo objetivo é proporcionar a formação continuada de professores, gestores e ajudar o Estado a elevar os níveis educacionais do país.

Figura – Propaganda divulgada pela Fundação Itaú Social

                   Fonte: Imagem fornecida pela professora da disciplina

Em análise, se por um lado os participantes interativos elencados no texto multimodal correspondem aos produtores (Fundação Itaú Social) e consumidores da propaganda (o Estado, a educação brasileira e os profissionais de educação), por outro lado os participantes representados no texto são os personagens ou agentes da propaganda, ou seja, as pessoas, ambientes e contexto de fala (a criança, o aluno, os pais, a escola e os professores).

É perceptível, na imagem, a presença de um vetor indicador de ação do participante representado pela criança ou aluno na narrativa, cuja indicação do movimento com o braço estendido acima de sua cabeça e em direção à meta (os livros) simboliza um avanço em seu crescimento físico e, sobretudo, intelectual.

Nessa perspectiva, Kress e van Leeuwen (2006) apresentam em sua obra os constituintes das estruturas narrativas, os quais serão representados abaixo por meio dos atos do ator, as ações verbais dos vetores e a direção a ser alcançada pelo participante representado: a meta.   

Tabela – Processos transacionais encontrados na propaganda

Ator

Vetor (processo)

Meta

Ela (criança)

cresce

fisicamente/intelectualmente

Ele (aluno)

alcança

a boa educação

Eles (pais)

compram

a ideia

Ela (escola)

promove

a educação

Ela (educação)

estimula

o crescimento

Fonte: Os autores

Conforme a tabela apresentada, a representação da propaganda se enquadra na dinâmica transacional (negociável) em virtude de, durante a ação da narrativa, haver metas definidas pelos atores representados, além de o vetor se direcionar para a ação recebida. Não obstante, em virtude de não haver outro ator que esteja interagindo com a criança na propaganda, a estrutura transacional se classifica como unidimensional, visto que o ator direciona sua perspectiva para a meta sem troca de papéis.    


Referências:

HALLIDAY, Michael Alexander Kirkwook. An introduction to functional grammar. London: Edward Arnold, 1994.

KRESS, Gunther; VAN LEEUWEN, Theo. Reading images: the grammar of visual design. 2.                   ed. London: Routledge, 2006.



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