Análise de propaganda à luz da perspectiva da Gramática do Design Visual - GDV
Trabalho
realizado por:
Edilanny Lima,
Genilda Rodrigues, Paula Fabiana e Wellington Leão.
Os
trabalhos baseados na leitura de imagens propostos por Kress e van Leeuwen
(2006) na sua Gramática do Design Visual – GDV mantêm uma lógica
sistêmico-funcional de investigação hallidiana (HALLIDAY, 1994), os quais podem
ser classificados de forma a ultrapassar os valores normativos de correção de
uma gramatica, fazendo com que o leitor arquitete interpretações mentais
capazes de associar aquilo idealizado à representação da realidade aparente,
conforme suas experiências de mundo.
Assim, baseando-se na
perspectiva de análise crítica do texto multimodal elencada, esta observação em
grupo exibirá, dentro da metafunção representacional, os processos
representacionais das narrativas de ação (ator, vetor e meta) e suas
respectivas integrações modais. Para isso, será apresentado um recorte que faz
parte de uma propaganda divulgada em suportes impressos dos programas de incentivo
à educação no Brasil promovidos pela Fundação Itaú Social, cujo objetivo é
proporcionar a formação continuada de professores, gestores e ajudar o Estado a
elevar os níveis educacionais do país.
Figura – Propaganda divulgada pela Fundação Itaú Social
Fonte:
Imagem fornecida pela professora da disciplina
Em análise, se por um
lado os participantes interativos elencados no texto multimodal
correspondem aos produtores (Fundação Itaú Social) e consumidores da propaganda
(o Estado, a educação brasileira e os profissionais de educação), por outro
lado os participantes representados no texto são os personagens ou
agentes da propaganda, ou seja, as pessoas, ambientes e contexto de fala (a
criança, o aluno, os pais, a escola e os professores).
É perceptível, na imagem,
a presença de um vetor indicador de ação do participante representado
pela criança ou aluno na narrativa, cuja indicação do movimento com o braço
estendido acima de sua cabeça e em direção à meta (os livros) simboliza
um avanço em seu crescimento físico e, sobretudo, intelectual.
Nessa perspectiva, Kress
e van Leeuwen (2006) apresentam em sua obra os constituintes das estruturas
narrativas, os quais serão representados abaixo por meio dos atos do ator,
as ações verbais dos vetores e a direção a ser alcançada pelo
participante representado: a meta.
Tabela
– Processos transacionais encontrados na propaganda
Ator |
Vetor (processo) |
Meta |
Ela (criança) |
cresce |
fisicamente/intelectualmente |
Ele (aluno) |
alcança |
a boa educação |
Eles (pais) |
compram |
a ideia |
Ela (escola) |
promove |
a educação |
Ela (educação) |
estimula |
o crescimento |
Fonte:
Os autores
Conforme a tabela
apresentada, a representação da propaganda se enquadra na dinâmica transacional
(negociável) em virtude de, durante a ação da narrativa, haver metas definidas
pelos atores representados, além de o vetor se direcionar para a ação recebida.
Não obstante, em virtude de não haver outro ator que esteja interagindo com a
criança na propaganda, a estrutura transacional se classifica como unidimensional,
visto que o ator direciona sua perspectiva para a meta sem troca de
papéis.
Referências:
HALLIDAY, Michael Alexander Kirkwook. An introduction to functional grammar. London: Edward Arnold, 1994.
KRESS, Gunther; VAN LEEUWEN, Theo. Reading images: the grammar of visual design. 2. ed. London: Routledge, 2006.
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