Análise do texto multimodal baseado em diferentes relações texto – imagem verbal observando a dimensão do significado interpessoal.
Análise
do texto multimodal baseado em diferentes relações texto – imagem verbal
observando a dimensão do significado interpessoal.
Caros
leitores!
A
postagem de hoje será uma pequena análise de uma imagem extraída do livro “Rapunzel”
do PNA - Programa Nacional de Alfabetização/ Ministério da Educação/Governo
Federal.
O
modo verbal do texto multimodal na imagem representa as seguintes cláusulas:
O texto verbal nesta unidade de análise indica uma direção baixa e alta, pois combina uma oração declarativa (segundo) e uma
oração imperativa (primeira). Em relação à pessoa verbal a direção é baixa porque os
verbos estão conjugados na terceira pessoa.
O direcionamento,
quanto ao visual, é baixo, visto que a
participante retratado (homem) não olha para o leitor. Dessa forma, o texto
verbal e a imagem caracterizam-se pela relação de convergência quanto à
dimensão de direcionamento.
O texto promove ainda uma distância social pequena, porque
todas as orações estão na voz ativa (jogue, desenrolou, tocaram).
Há uma oração coordenada e quanto à
imagem, o distanciamento social é grande, pois apresentam os participantes no
cenário. O texto verbal e a imagem caracterizam-se pela relação de divergência
tendo em vista que o texto diz que as tranças tocam os pés, mas na imagem não
mostra.
O texto verbal promove envolvimento
fraco, pois o pronome possessivo é de terceira pessoa (suas). Quanto à
imagem, descreve-se pela força média, já que o ângulo da imagem é oblíquo. Portanto,
os dois modos semióticos são caracterizados pela relação de complementaridade quanto ao
envolvimento.
Referências
bibliográficas
Rapunzel [recurso eletrônico] / organizado por Ministério da
Educação – MEC ; coordenado por Secretaria
de Alfabetização - Sealf. – Brasília, DF : MEC/Sealf, 2020.
Comentários
Postar um comentário