Análise do texto multimodal baseado em diferentes relações texto – imagem verbal observando a dimensão do significado interpessoal.

 

Análise do texto multimodal baseado em diferentes relações texto – imagem verbal observando a dimensão do significado interpessoal.

Caros leitores!

A postagem de hoje será uma pequena análise de uma imagem extraída do livro “Rapunzel” do PNA - Programa Nacional de Alfabetização/ Ministério da Educação/Governo Federal.

O modo verbal do texto multimodal na imagem representa as seguintes cláusulas:

O texto verbal nesta unidade de análise indica uma direção baixa e alta, pois combina uma oração declarativa (segundo) e uma oração imperativa (primeira). Em relação à pessoa verbal a direção é baixa porque os verbos estão conjugados na terceira pessoa.

O direcionamento, quanto ao visual, é baixo, visto que a participante retratado (homem) não olha para o leitor. Dessa forma, o texto verbal e a imagem caracterizam-se pela relação de convergência quanto à dimensão de direcionamento.

O texto promove ainda uma distância social pequena, porque todas as orações estão na voz ativa (jogue, desenrolou, tocaram). Há uma oração coordenada e quanto à imagem, o distanciamento social é grande, pois apresentam os participantes no cenário. O texto verbal e a imagem caracterizam-se pela relação de divergência tendo em vista que o texto diz que as tranças tocam os pés, mas na imagem não mostra.

O texto verbal promove envolvimento fraco, pois o pronome possessivo é de terceira pessoa (suas). Quanto à imagem, descreve-se pela força média, já que o ângulo da imagem é oblíquo. Portanto, os dois modos semióticos são caracterizados pela relação de complementaridade quanto ao envolvimento.


Referências bibliográficas

Rapunzel [recurso eletrônico] / organizado por Ministério da Educação – MEC ; coordenado por Secretaria de Alfabetização - Sealf. – Brasília, DF : MEC/Sealf, 2020.


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