PARTE 2: ANÁLISE DA PROPAGANDA DA CERVEJA SKOL - UM TEXTO MULTIMODAL
Caros leitores!
Analisaremos
o comercial da cerveja SKOL – EU QUERO MAIS, baseados nos estudos de Lim-Fei
(2017), utilizando a abordagem
sistêmico-funcional com ênfase nos textos multimodais sob a perspectiva do envolvimento.
ENVOLVIMENTO
– AUDIÊNCIA
O
envolvimento apresenta aos alunos as estratégias comuns usadas nos textos
visuais para atrair a atenção. Isso ajuda os alunos a desenvolver uma
compreensão dos códigos e convenções e sua influência no visualizador.
Correlacionando assim com a metafunção interpessoal de Tan & O’Halloran
92012).
Com
isso, os alunos aprendem como um elemento pode se dar através da PROEMINÊNCIA que
pode ser realizada através do tamanho, nitidez do foco, primeiro plano e a
iluminação.
Ø - Observamos que a segunda imagem é
maior que a primeira, ocupando a maior parte do anúncio no
espaço.
Ø - Quanto
a nitidez a imagem 2 chama mais atenção, mas o foco está na imagem 1.
Ø - A
iluminação está presente na imagem 2, enquanto a 1 está ofuscada.
Ø - Há um contraste de cores próximas na imagem 1:
amarelo, laranja e vermelho.
ENVOLVIMENTO/DIREÇÃO
Os diversos olhares apresentados no contexto representam um
relacionamento criado pelo telespectador para chamar a atenção do sujeito.
Olhar direto
Relacionamento interpessoal entre espectador e sujeito.
Olhar indireto
Não olhar

ENVOLVIMENTO/ PODER
Kress e van Leeuwen (2006) afirmam que as relações de poder são construídas através do uso de ângulos verticais. Demonstrando assim, o poder que cada ângulo representa.
Ângulo alto
Ocorre quando a câmera está posicionada acima do objeto, ou a ação é apontada para baixo, tendem-se a minimizar o objeto, foi o que ocorreu com esta imagem.

O sujeito apresenta- se com mais autoridade do que o espectador, a imagem enfatiza a moça da propaganda, mostrando uma mulher poderosa e dominante.
Ângulo horizontal
Há uma forte relação entre sujeito e espectador. Nessa imagem ocorre uma forte relação entre o espectador e os jovens.
ENVOLVIMENTO/ INTIMIDADE
Os estudiosos como Kress e Van Leeuwen (2006), descrevem que os alunos aprendem que a distância da câmera, ou seja, o espaço entre a câmera e seus sujeitos, pode alterar o grau de envolvimento emocional que o público tem com os sujeitos.
Foto longe
Abrange uma área mais distante, mostrando
o ambiente em que as ações acontecem, fazendo assim o reconhecimento do local
aonde o protagonista está. Essa imagem representa essa informação.
Foto média
Direciona a atenção do espectador para o sujeito em relação ao ambiente
e nessa situação a atenção está voltada para o rapaz bebendo a cerveja.
Foto próxima

Conclusão
De acordo com as análises realizadas, foi observado como as propagandas publicitárias são importantes para a construção do texto multimodal e mostram ainda a relevância dos textos visuais para a economia, o e entretenimento.
Referências
Bibliográficas
Kress,
G. and T. Van Leeuwen (2006), Reading Images: The Grammar of Visual Design
(Second Edition), London, UK: Routledge.
Lim,
F.V., & Tan, K.Y.S. (2017). Multimodal Translational Research: Teaching
Visual Texts. IN Seizov, O. & Wildfeuer, J. (EDS.),New Studies in
Multimodality: Conceptual and Methodological
Elaborations(PP.175-200). London/New York: Bloomsbury.
Youtube: Propaganda Cerveja
SKOL – EU QUERO MAIS [Brasil: s.n], 2011. 1 vídeo (ca. 1:00min) Publicado pelo
canal Blog da Propaganda. Disponível https://www.youtube.com/watch?v=Kfkl1LrsGGc. Acesso em: 25 de jun.
2021.
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