PARTE 2: ANÁLISE DA PROPAGANDA DA CERVEJA SKOL - UM TEXTO MULTIMODAL

 


Caros leitores!

Analisaremos o comercial da cerveja SKOL – EU QUERO MAIS, baseados nos estudos de Lim-Fei (2017), utilizando a abordagem sistêmico-funcional com ênfase nos textos multimodais sob a perspectiva do envolvimento.

ENVOLVIMENTO – AUDIÊNCIA

            O envolvimento apresenta aos alunos as estratégias comuns usadas nos textos visuais para atrair a atenção. Isso ajuda os alunos a desenvolver uma compreensão dos códigos e convenções e sua influência no visualizador. Correlacionando assim com a metafunção interpessoal de Tan & O’Halloran 92012).

            Com isso, os alunos aprendem como um elemento pode se dar através da PROEMINÊNCIA que pode ser realizada através do tamanho, nitidez do foco, primeiro plano e a iluminação.

                                                      

 
 Imagem 1 : tamanho                                             Imagem 2: tamanho

Ø  - Observamos que a segunda imagem é maior que a primeira, ocupando a maior parte do anúncio no espaço.

Ø -  Quanto a nitidez a imagem 2 chama mais atenção, mas o foco está na imagem 1.

Ø -  A iluminação está presente na imagem 2, enquanto a 1 está ofuscada.

Ø -   Há um contraste de cores próximas na imagem 1: amarelo, laranja e vermelho.


ENVOLVIMENTO/DIREÇÃO 

     Os diversos olhares apresentados no contexto representam um relacionamento criado pelo telespectador para chamar a atenção do sujeito.

                    Olhar direto 


 Relacionamento interpessoal entre espectador e sujeito.

                    Olhar indireto


 O  visualizador é separado do mundo do sujeito.

                    Não olhar 


 O sujeito está distante do espectador, estabelecendo uma certa distância


ENVOLVIMENTO/ PODER

Kress e van Leeuwen (2006) afirmam que as relações de poder são construídas através do uso de ângulos verticais. Demonstrando assim, o poder que cada ângulo representa.

    Ângulo alto

Ocorre quando a câmera está posicionada acima do objeto, ou a ação é apontada para baixo, tendem-se a minimizar o objeto, foi o que ocorreu com esta imagem.


Ângulo baixo

 O sujeito apresenta- se com mais autoridade do que o espectador, a imagem enfatiza a moça da propaganda, mostrando uma mulher poderosa e dominante.

            Ângulo horizontal

Há uma forte relação entre sujeito e espectador. Nessa imagem ocorre uma forte relação entre o espectador e os jovens.

ENVOLVIMENTO/ INTIMIDADE

Os estudiosos como Kress e Van Leeuwen (2006), descrevem que os alunos aprendem que a distância da câmera, ou seja, o espaço entre a câmera e seus sujeitos, pode alterar o grau de envolvimento emocional que o público tem com os sujeitos.

       Foto longe

Abrange uma área mais distante, mostrando o ambiente em que as ações acontecem, fazendo assim o reconhecimento do local aonde o protagonista está. Essa imagem representa essa informação.

            Foto média


Direciona a atenção do espectador para o sujeito em relação ao ambiente e nessa situação a atenção está voltada para o rapaz bebendo a cerveja.

        Foto próxima


 Transmite emoções do sujeito ao espectador. O gesto ao fechar os olhos e apreciar a cerveja demonstra a emoção.

Conclusão

    De acordo com as análises realizadas, foi observado como as propagandas publicitárias são importantes para a construção do texto multimodal e mostram ainda a relevância dos textos visuais para a economia, o e entretenimento.


Referências Bibliográficas

Kress, G. and T. Van Leeuwen (2006), Reading Images: The Grammar of Visual Design (Second Edition), London, UK: Routledge.

Lim, F.V., & Tan, K.Y.S. (2017). Multimodal Translational Research: Teaching Visual Texts. IN Seizov, O. & Wildfeuer, J. (EDS.),New Studies in Multimodality: Conceptual and Methodological Elaborations(PP.175-200). London/New York: Bloomsbury.

Youtube: Propaganda Cerveja SKOL – EU QUERO MAIS [Brasil: s.n], 2011. 1 vídeo (ca. 1:00min) Publicado pelo canal Blog da Propaganda. Disponível https://www.youtube.com/watch?v=Kfkl1LrsGGc. Acesso em: 25 de jun. 2021.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Análise de propaganda à luz da perspectiva da Gramática do Design Visual - GDV

Gramática de Design Visual - Kress van Leeuwen (1996) - Metafunção Composicional.

Análise de imagens segundo a Gramática de Design Visual de Kress e van Leeuwen (1996).