ANÁLISE DA PROPAGANDA DA CERVEJA SKOL - UM TEXTO MULTIMODAL
Introdução
A publicidade contemporânea tem se
utilizado cada vez mais de recursos aprimorados para a construção de sentidos
nos textos e o discurso publicitário apresenta-se com uma expressão persuasiva,
onde o convencimento, o visual e as escolhas linguísticas constituem-se de
argumentos importantes na produção do discurso de modo a construir uma ligação
com o consumidor. E no atual contexto surgem novas formas de comunicação que se organizam através das
múltiplas linguagens que juntas à interatividade do mundo virtual colaboram
para a inclusão de outros elementos característicos como a imagem, gestos,
cores e sons, tornaram assim, contemporâneos e multimodais.
Nessa perspectiva, o objetivo desse
trabalho é analisar o comercial da cerveja SKOL – “EU QUERO MAIS” e observar
como ocorre a relação dos sujeitos no discurso e quais os sentidos serão
apresentados nesse contexto. Pois, é uma propaganda que apresenta diversos
meios para chamar a atenção do público, utilizando som, imagem, humor, ação e
emoção. O vídeo foi publicado no ano de 2011.
Teoria
da multimodalidade
A
análise será de acordo com os estudos de Lim-Fei (2017) “A essência do
letramento multimodal é a capacidade de os alunos poderem visualizar textos multimodais
de forma crítica e fazer representações multimodal”.
Os
estudos apresentados por Lim-Fei (2014), são baseados na abordagem sistêmica de
Halliday (1994), que é uma teoria do significado como escolha, pela qual a
linguagem, ou qualquer outro sistema semiótico, é interpretada como redes de
opções interligadas e também oferece um vocabulário para descrever textos
multimodais.
O'Halloran
& Tan (2012), desenvolveram uma Abordagem Sistêmica no campo da multimodalidade
para fortalecerem o conhecimento e as habilidades de alunos do ensino médio
para falar, compreender e questionar os significados feitos em textos
multimodais.
Lim-Fei e Tan (2017) indicam uma abordagem sistêmico-funcional na qual podemos analisar textos multimodais. E essa abordagem propõe que os textos multimodais são analisados sob três perspectivas: forma, envolvimento e mensagem. Portanto, analisaremos apenas a mensagem.
MENSAGEM
Propósito – Educacional/ Entretenimento / Educativo.
Apelativo -
Poder/ Razão/ Emoção.
Representacional -
Literal/ Inferencial.
Contextual – Produção/Recepção.
A
mensagem mostra ainda os tipos de persuasão relacionadas ao Ethos, Logos e Pathos
que são os três modos de persuasão usados para apelar o observador e discutir
os significados literais e inferenciais no texto. De acordo com Aristóteles, os
modos de persuasão contribuem para explicar como ocorre a persuasão na
retórica.
Entende-se que o Ethos tem uma
“variação de credibilidade ou confiabilidade, mas referia-se também a elementos
de um discurso que refletiam no caráter particular do falante ou do autor do
discurso e o Logos é o discurso
demonstrado com alguma variação de “lógica ou raciocínio, mas menciona - se ao
conteúdo real de um enunciado e como ele foi organizado e o Pathos é uma “variação do apelo
emocional”, referindo assim aos elementos de um discurso que agradava a
sensibilidade do público.
Apresentamos ainda o Telos para explicar o
propósito ou a atitude particular de um discurso. Para tanto, faz-se necessário
entender as situações retóricas apresentadas no texto, colocando ênfase, para
só assim conseguir identificá-lo claramente. E ainda temos o Kairos que é um elemento do discurso,
embora pouco conhecido em relação ao demais, mas é relevante para identificar o
ambiente, tempo e o lugar específico onde ocorrem o discurso, contribuindo
assim, de forma clara para a identificação do cenário.
Segundo
Kress e van Leeuwen (2006), a Semiótica Social é a base teórica dos estudos da
Multimodalidade. Ela começou com as pesquisas de Michael Halliday (1978), da
Linguística Sistêmico-Funcional, que afirmava que a linguagem não podia ser
analisada de maneira isolada, desvinculada da sociedade e da cultura à qual
pertence, pois, a dimensão social é o ponto de partida para a análise dos
signos nessa teoria.
Desse modo, a metodologia de análise e
classificação das estruturas visuais estão classificadas dentro das metafunções
de Halliday (1994):
Ideacional
- representação das experiências de mundo por meio da linguagem.
Interpessoal
– apresentam estratégias de aproximação/afastamento para com o leitor.
Textual -
modos de organização do texto.
Essas metafunções são apresentadas ainda
por Lim-fei & Tan (2017), baseadas nos estudos de Halliday (1994),
apresentando assim:
Envolvimento
– apresentam estratégias comuns usadas nos textos visuais para atrair atenção.
Mensagem
– baseados nessa compreensão de mensagem, os alunos identificam os modos de
persuasão, usados para apelar ao observador e discutir os significados literais
e inferenciais no texto visual.
Forma
– as informações que são oferecidas aos
visualizadores são normalmente incluídas em recursos típicos de um texto de
anúncio.
Portanto, analisamos que as metafunções aplicadas
por Lim-fei (2017), correspondem as metafunções apresentadas por Halliday
(1994).
Análise crítica
Para
a análise do corpus, foi selecionado um anúncio da cerveja SKOL e nele será informado a mensagem e seus componentes. As
cinco imagens são uma sequência
de uma única campanha compondo a mesma estrutura linguística, mudando somente
os referentes.
Propósito
O propósito do texto visual pode ser indicado como: educacional, de entretenimento e econômico. E na mensagem do
comercial mostra o propósito com o objetivo de entretenimento como a diversão
dos participantes do evento e o econômico está relacionado com o produto exposto.
Apelativo
O
apelativo é caracterizado pela persuasão do Ethos (poder e confiança na
autoridade), Logos (razão) e o Pathos (a emoção e sentimentos em
relação ao público). Na propaganda
a e emoção, desperta no consumidor a necessidade de sentir-se atraído ao
consumo, marcando a presença forte do Pathos.
Representacional
O representacional é identificado através
do literal que está baseado no sentido apresentado no texto e o inferencial é
aquele sentido compreendido pela observação ou dedução estabelecida no
contexto. Na propaganda analisada o literal apresenta-se claramente, pois não
há nenhuma informação complementar.
Contextual
No
contextual é apresentado a produção e a recepção da mensagem. Na produção esse
comercial foi lançado em junho de 2011 e até a presente data consta 405
visualizações não constando mais informações complementares e quanto a
recepção, não foi possível obter nenhum comentário no vídeo.
Kairos
Kairos
é um termo que se refere aos elementos de um discurso que reconhecem e obtêm
apoio do ambiente, tempo e lugar específicos em que ocorre um discurso. No
texto em análise, foi verificado que ele se apresenta em vários momentos como nos elementos visuais
apresentados em relação ao lugar onde ocorreu o discurso.
Conclusão
Nesse processo de persuasão e formação de um público consumidor, a multimodalidade expressou - se como um componente fundamental na construção dos sentidos no texto, pois o visual e o verbal foram determinates para essa integração e o fato das propagandas de cerveja serem usadas com recorrência, se devem aos elementos utilizados para chamar a atenção dos consumidores, proporcionando prazer, diversão, humor e entretenimento.
Referências
Bibliográficas
HALLIDAY,
M. A. K. An introduction to Functional Grammar. 2. ed. London: Edward Arnold,
1994.
______. Language as social semiotic. London:
Edward Arnold, 1978
Lim,
F.V., & Tan, K.Y.S. (2017). Multimodal Translational Research: Teaching
Visual Texts. IN Seizov, O. & Wildfeuer, J. (EDS.),New Studies in
Multimodality: Conceptual and Methodological
Elaborations(PP.175-200). London/New York: Bloomsbury.
Youtube: Propaganda Cerveja
SKOL – EU QUERO MAIS [Brasil: s.n], 2011. 1 vídeo (ca. 1:00min) Publicado pelo
canal Blog da Propaganda. Disponível https://www.youtube.com/watch?v=Kfkl1LrsGGc. Acesso em: 25 de jun.
2021.
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