Aperfeiçoar a leitura crítica e visual baseada em atividades multimodais

 



 Introdução

O texto refere-se a uma atividade visual que tem como objetivo investigar os efeitos de atividades multimodais na habilidade de leitura crítica dos alunos do 3º ano do Ensino Médio e sua problematização é baseada em propostas de multimodalidades que aumentam a capacidade de leitura crítica dos alunos dentro do processo das mudanças sociais, podendo ser utilizadas em salas de aulas, para contribuir com a aprendizagem da linguagem verbal e não verbal.

O gênero apresentado é um videoclipe com o tema “Boyfriend” onde retrata uma canção da cantora estadunidense Ariana Grande e da dupla Social House e o lançamento ocorreu em 02 de agosto de 2019. O videoclipe trata basicamente de uma relação abusiva, tema recorrente nos dias atuais. A história apresenta um casal que não assume o namoro oficialmente, mas nenhuma das partes, admite que a outra se relacione com outras pessoas. As crises de ciúmes revelam momentos furiosos, que contrastam com o visual angelical da Ariana Grande apresentado no início do vídeo.

É uma narrativa visual cheia de ciúme, onde a protagonista não mede consequências do ciúme, causando muita confusão entre os convidados. Todo o acontecimento se passa na festa, e fazendo parte de um relacionamento, a personagem leva seu senso de posse as mais extremas consequências. A personagem vê o namorado conversando com uma garota e logo fica chateada e a enfrenta. Depois, não satisfeita, pega um arco e flecha e mira bem na mão da convidada. Para acalmar os ânimos, os dois resolvem conversar em outro ambiente, mas fazem uma desorganizam no local, quebrando vários objetos e depois de algum tempo, os dois fazem as pazes. Na história acontecem vários fatos, tais como: ciúmes, paixão e confusão, mas com um final prazeroso.

A criticidade pode ser analisada nesse texto através das informações visuais apresentadas no vídeo e a partir delas, serão mostrados os pontos positivos e negativos e baseado neles será verificado se realmente a apresentação das imagens mostrou resultados relevantes no contexto social dos alunos.

Pedagogia dos Multiletramentos

        A escolha do termo multiletramentos é motivada, de acordo com Cope e Kalantzis (2000), pela multiplicidade de canais de comunicação e a grande diversidade cultural e linguística. Segundo os autores, o termo envolve modos de representação que variam de acordo com a cultura e o contexto, sendo mais amplos que apenas a língua. Segundo eles, os novos meios de comunicação estão remodelando a maneira como usamos a linguagem, sendo o significado construído de modo cada vez mais multimodal. Discutem, também, a necessidade de “negociar diferenças todos os dias, em nossas comunidades locais e em nossas vidas profissionais e comunitárias cada vez mais globalmente interconectadas”, como uma consequência do aumento da diversidade local e da conectividade global (COPE; KALANTZIS, 2000, p. 6).

A Pedagogia dos Multiletramentos visa ao desenvolvimento da capacidade de agência na construção de sentidos, com sensibilidade para as diferenças, mudanças e inovações, o que a faz uma pedagogia mais “produtiva, relevante, inovadora, criativa e capaz de transformar a vida” (COPE; KALANTZIS, 2013, p. 2).

Multiletramentos

Multiletramentos  que foi cunhado em 1996 por um grupo de dez pesquisadores e educadores dos Estados Unidos, Reino Unido e Austrália (New London Group, 1996), visa tornar o ensino em sala de aula mais inclusivo de aspectos culturais, linguísticos, diversidade comunicativa e tecnológica. Do ponto de vista dos multiletramentos, existe uma mudança do domínio da escrita para o domínio de várias formas e modos de comunicação e construção de significado. 

O multiletramentos centra-se na ampliação do leque de letramentos. Ele tem uma ideia central de que existem muitos tipos de letramento: “uma variedade crescente de formas de texto” (New London Group, 1996, p. 61). Assim, a partir da perspectiva de multiletramentos, focando exclusivamente no letramento baseada em texto linear denota um estreito concepção que carece de uma compreensão abrangente das realidades do nosso atual sociedade baseada no conhecimento globalizado, tecnologicamente avançada e sofisticada (Cummins, 2009).

Letramento

O letramento é uma atividade, localizada no espaço entre pensamento e texto. O letramento não reside apenas na cabeça das pessoas como um conjunto de habilidades a serem aprendidas, e não apenas no papel, capturadas como textos a serem analisados. Como toda atividade humana,o letramento é essencialmente social e está localizada em a interação entre as pessoas. (Barton & Hamilton, 1998, p. 3).

Rojo (2009) ressalta que o termo letramento implica os usos e as práticas sociais às quais a escrita se presta, tanto em contextos valorizados como não valorizados, recobrindo os mais variados espaços, tais como família, escola, igreja, mídias. De acordo com a autora, as mais recentes abordagens acerca desses estudos têm apontado para a forma heterogênea na qual as práticas sociais de leitura e escrita estão presentes, uma vez que há letramentos diferentes associados a diferentes domínios da vida (BARTON; HAMILTON; IVANIC, 2000).

Letramento Visual e Crítico

     De acordo com Newfield (2011, p.82), “o letramento visual é a educação que melhora a compreensão do papel e da função das imagens na representação e na comunicação; promove o engajamento com textos visuais de vários tipos e a compreensão de como as formas visuais constroem sentido” e o letramento crítico propõe a leitura do texto de maneira ativa e reflexiva como intuito de compreender as relações de poder, de desigualdade e de injustiça na sociedade refletidas na materialidade textual. (ANDREOTTI, 2008).

Como destaca Russel (2000), todos os textos são posicionados e são posicionamentos. Com os textos visuais não é diferente. Cada escolha feita nos textos visuais é motivada para produzir o efeito desejado pelo autor. Os elementos que formam a imagem são orquestrados para criar a realidade intencionada pelo compositor. Os agentes envolvidos na construção dos significados levam para a composição e para a interpretação seu conhecimento de mundo, sua cultura e seu propósito composicional. Portanto, a leitura e a produção de significados através de imagens permeiam as mais diferentes culturas.

Atividade

1- Baseado no vídeo como você interpreta esta imagem?




2- O que está acontecendo no vídeo?     


 
3- O que é que esta imagem significa para você?


4- Qual a sua interpretação dessa imagem?


 

5- Que contraste  o autor mostra na imagem?

6- Com base no que você sabe, lista três coisas que você pode inferir a partir desta imagem.


7- Que perguntas você faria em relação a essa imagem?

8- Há algo no texto que é deixado para a imaginação do leitor?




As questões textuais, que dizem respeito à construção de sentidos apresentadas como propostas no texto, mostram que as atividades multimodais contribuem para o desenvolvimento e a compreensão crítica dos alunos, pois os alunos podem construir significados de forma satisfatória, sendo que essa composição mostrada ocorre durante a história de forma sequencial.


Referências

ANDREOTTI, V. Innovative methodologies in global citizenship education: the OSDE initiative. In: Global citizenship in the English language classroom. British Council, 2008. p. 40-47.

BARTON, David; HAMILTON, Mary. Local Literacies: Reading and Writing in One Community. Londres: Routledge, 1998.

COPE, B. KALANTZIS, M. Multiliteracies: New Literacies, New Learning. In: Framing Languages and Literacies: Socially Situated Views and Perspectives. Edited by M. R. Hawkins. New York: Routledge, 2013, p.2.

_____. (Eds.) Multiliteracies: Literacy Learning and the Design of Social Futures. Routlege: London, 2000, p. 6.

HAMILTON, M. Expanding the new literacy studies: using photographs to explore literacy as social practice. In: BARTON, David; HAMILTON, Mary; IVANIC, Roz (Org.) Situated literacies. London: Routledge, 2000. p.56-87.

ROJO, R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão socialSão Paulo: Parábola Editorial, 2009.

RUSSEL, G. Print Based and Visual discourse in schools: implications for Pedagogy. Discourse: studies in the cultural politics of education, v. 21, n. 2, 2000.

NEWFIELD, D. From visual literacy to critical visual literacy: an analysis of educational materials. English Teaching Practice and Critique. v. 10, n. 1. p. 81-94, May, 2011.

THE NEW LONDON GROUP. A pedagogy of multiliteracies: designing social futures. The Harvard educational review, v. 1, n. 66, p. 60-92, 1996.

Youtube: Boyfriend [ Estados Unidos: s.n], 2019. 1 vídeo (ca. 3:06 min) Publicado pelo canal oficial  Ariana Grande. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9SRxBTtspYM&t=3s. Acesso em em: 04 de junho de 2021.


 

  




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